Para além destas visitas, o momento mais aguardado, mais simbólico e de maior responsabilidade, foi o dia 29, passado nas instalações do Parlamento Europeu, onde os nossos jovens tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Parlamento, de debater o tema da sessão (“A ambição de poluição zero na UE: onde estamos hoje?”), de interagir com outros jovens europeus e acompanhar o trabalho quotidiano dos deputados, assumindo simbolicamente o seu papel durante um dia.
Foi uma experiência inesquecível que ficará, certamente, na memória dos nossos jovens, como se pode deduzir das palavras de alguns dos participantes, que aqui deixam o seu testemunho:
“… Assim se passaram 3 dias memoráveis para todos, alunos e professores, pelos quais estamos muito gratos, pois foi uma experiência inesquecível.”
Penélope Loureiro, 10º A
“Gostei muito da viagem a Estrasburgo, onde tivemos a oportunidade de estar no Parlamento Europeu, de sermos eurodeputados por um dia e de vermos como é estar na linha da frente das decisões sobre os temas mais importantes da sociedade.”
Rita Louro Figueiredo, 10º A
“… Foram três dias recheados de inúmeras aventuras, emoções nunca vividas e, sobretudo, imensa alegria. Certamente uma experiência de vida que jamais irei esquecer.
Considero que correu tudo acima das expectativas e destaco o convívio dos alunos com pessoas de outras nacionalidades, oportunidade para celebrar algum intercâmbio cultural.
Obrigado! Obrigado, por toda esta experiência gratificante para todos os que nela participaram.”
André Viegas Rodrigues, 10º A
“No Parlamento Europeu, … alunos do ensino secundário de toda a União Europeia puderam debater, negociar, votar e aprovar resoluções sobre assuntos europeus reais. Tivemos a oportunidade de realizar uma simulação do trabalho dos deputados, o que tornou a experiência educativa e inspiradora. … Visitámos Estrasburgo, … Colmar e Riquewhir, cidades de grande beleza e história. Para além das visitas, destaquei o convívio com colegas e professoras, que tornou toda a experiência ainda mais especial. Esta viagem marcou-me profundamente e ficará sempre como uma memória muito feliz.”
Beatriz Saraiva, 10º A
“Na minha perspetiva, a participação no programa… foi uma experiência verdadeiramente incrível. Em Estrasburgo, visitei o Parlamento Europeu e tive a oportunidade de simular o trabalho dos deputados juntamente com estudantes de outros países da União Europeia…, de conviver com pessoas de diferentes culturas, fazer novas amizades…”
Mateus Inácio, 12º B
“…. Foi uma experiência muito frutífera, principalmente a entrada no Parlamento Europeu e no Hemiciclo, onde simulámos o trabalho dos deputados, e fizemos as nossas vozes serem ouvidas. Também na área cultural, acabou por se revelar uma atividade muito enriquecedora, pelas visitas a monumentos históricos… Por fim, realçar também … o ambiente alegre e de partilha que se gerou entre todos.”
Sebastião Nascimento, 10º A