Mais uma campanha de Pesquisa de Asteroides do NUCLIO chegou ao fim. Esta foi a última deste ano letivo. Foram muitas as descobertas de novos objetos no Sistema Solar efetuadas pelos alunos a nível nacional e internacional e, enquanto professora responsável pela participação dos alunos deste agrupamento neste projeto, não posso estar mais satisfeita. |
Na campanha de fevereiro/março os alunos Henrique Bonifácio (9.º E) e Mateus Inácio e Miguel Marques (9.º A) conseguiram efetuar 2 deteções preliminares de possíveis asteroides próximos da Terra, tendo os novos objetos identificados sido designados como AEG0004 e AEG0005. Na campanha de abril/maio mais uma deteção preliminar foi atribuída a alguns alunos do 8°E – António Nunes, Mariana Gonçalves, Rafaela Bernardo, Íris Martins e Miriam Pais, tendo o novo objeto sido designado como AEG0009. Fantásticos estes miúdos! Foram cientistas do IASC por 1 mês!
“Não há melhor forma para aprender Ciência do que fazendo Ciência, e quero que tenhamos consciência plena que esta atividade ajuda os alunos a adquirir várias competências, como são exemplo a capacidade de observação, persistência, resiliência, capacidade de análise, além de várias outras competências gerais e sociais. Ajuda também a perceber que a Ciência é um processo: nem sempre se fazem descobertas, nem sempre as descobertas são óbvias, nem sempre os automatismos funcionam e raramente igualam a análise crítica do ser humano. Os conhecimentos de Física e de Matemática também saem reforçados, sem que os alunos se apercebam disso, bem como o interesse pela Ciência.
O meu especial agradecimento aos professores que, sacrificando o seu tempo, plantam sementes de entusiasmo e deslumbramento nos seus alunos. Aos alunos, que nunca percam esse brilho que vos faz sonhar, será com ele que aprenderão a voar.”
Álvaro Folhas Coordenador do Projeto em Portugal
Estou muito contente com o empenho e entusiasmo de todos os alunos participantes!
Uns verdadeiros cientistas!
A Coordenadora do CCV 4All
Carla Borges