Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Dia Mundial da Diabetes - 14 de novembro

diabetes-2

Enquanto doença crónica não transmissível, a Diabetes Mellitus (DM) é um verdadeiro desafio de saúde pública, no mundo e também em Portugal. É uma doença progressiva que pode trazer graves consequências para a saúde e bem-estar individual.  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a prevalência da DM tem vindo a aumentar, sendo atualmente reconhecida como uma pandemia do século XXI.  

O número de crianças e jovens com DM está a aumentar todos os anos, essencialmente em idades até aos 15 anos, num aumento estimado em 3% por ano (International Diabetes Federation, 2017).

A Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) é uma das doenças crónicas mais frequentes em idade escolar. A permanência na Escola compreende um período alargado do dia da criança/jovem, pelo que o tratamento da DM1 em contexto escolar deve ser apoiado, na medida das necessidades individuais, com vista à otimização do controlo metabólico, bem como apostar na literacia da comunidade escolar.

A Administração Regional de Saúde do Centro lançou, no âmbito da Plataforma de Prevenção das Doenças Crónicas, nas quais se incluí a Diabetes,  o “baby no sugar”, um rap que, de forma simples e didática, pretende transmitir, junto da população mais jovem, informações valorativas de saúde. Através de uma batida contagiante, os alertas sobre consumos menos recomendáveis rimam com conselhos para se ser mais saudável. Pode visualizar o vídeo, clicando na imagem.

laranja Vermelho Azul Verde Roxo