Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Ensino e Memória do Holocausto

"Aquele que não recorda a História sujeita-se a vivê-la outra vez". 
                                                                   George Santayane

Dia 27 de janeiro, por resolução das Nações Unidas é assinalado internacionalmente o “Dia em Memória das Vítimas do Holocausto”, lembrando a libertação do campo de extermínio nazi “Auschwitz-Birkenau” onde foram assassinadas mais de 1,3 milhões de pessoas.

Este ano, a equipa da biblioteca destaca “O Diário de Anne Frank” um clássico e um importante documento sobre as atrocidades e horrores do holocausto.  É através dos olhos de uma adolescente que conhecemos, de uma forma especial, os acontecimentos que marcaram o Século XX e a humanidade desde então. O diário relata, na primeira pessoa, os anos vividos pelas famílias Frank e Van Pels (entre 1942 e 1944), num edifício comercial que a própria Anne denomina como "Anexo Secreto", em Amsterdão.  O seu diário foi publicado pela primeira vez em 1947 e é um dos dez livros mais lidos no mundo. A Unesco considerou-o património de interesse histórico “Memória do mundo”.

Recursos Educativos disponiveis na biblioteca e sugestões de sites:

https://drive.google.com/file/d/1brFLOaKUumvqitMkK1SoAm37cBbmuR-e/view?usp=sharing

Time Line:
Descobre factos marcantes do período em que Anne Frank cresceu e em que escreveu seu diário durante a Segunda Guerra Mundial

holocausto1
laranja Vermelho Azul Verde Roxo