Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

O AEG arrecada, pelo terceiro ano consecutivo, prémios da Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola

ilidio-pinho

No passado dia 18 de janeiro decorreu em Coimbra a cerimónia de entrega dos prémios da 14ª Edição do projeto Ciência na Escola da Fundação Ilídio Pinho, que contou com a participação do Eng. Ilídio Pinho, Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Dr. Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, Dr. Joaquim de Azevedo, coordenador nacional do prémio Ciência na Escola, da Dr.ª Cristina Oliveira, Delegada Regional da DGEstE-Centro, entre outros ilustres convidados.

Esta iniciativa conjunta da Fundação Ilídio Pinho, do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Economia, tem como mote «A Ciência e a Tecnologia ao serviço de um mundo melhor».

O Agrupamento de Escolas de Gouveia foi premiado em dois projetos: “ANIMAIS DA FLORESTA – Conhecer para Proteger” do 1.º escalão - Educação Pré-Escolar e “Bits'n Bytes” do 5.º escalão Ensino Secundário.

O projeto “ANIMAIS DA FLORESTA – Conhecer para Proteger”, coordenado pela educadora Amélia Sousa, tem como objetivos principais cativar as crianças para o conhecimento e respeito pela natureza e ajudá-las a desenvolver as capacidades de observação, curiosidade e sentido crítico e ao mesmo tempo motivar para o conhecimento e a aprendizagem das ciências, promover o conhecimento da biodiversidade animal local, promover atitudes de respeito e defesa do meio ambiente e promover a aquisição de competências e conhecimentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável.

O projeto “Bits'n Bytes”, coordenado pelo professor Sérgio Pinheiro, tem como objetivos principais o desenvolvimento do Kit Didático “Bits’n Bytes” e a elaboração de um grupo de experiências com esse mesmo Kit, permitindo aos alunos de um modo simples e gradual, independentemente do ciclo que frequentam, obter uma melhor aprendizagem. Pretende-se assim, com o “Bits’n Bytes” transportar os alunos de um ensino antiquado teórico para um ensino prático em que estes “aprendem fazendo” e não simplesmente a serem agentes passivos.

O Agrupamento de Escolas de Gouveia congratula-se pela oportunidade de envolvimento dos seus alunos em projetos premiados e de reconhecido interesse.

laranja Vermelho Azul Verde Roxo