Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Visita de estudo a Madrid

Nos dias 16, 17 e 18 de Março, um grupo de 75 alunos de todo o secundário, acompanhados pelos professores João Miguel Alves, Luísa Afonso, Cristina Figueiredo, Ana Paula Reis, Joaquim Loureiro e Augusto Dias, teve a grande oportunidade de viajar para a capital do nosso país vizinho Espanha, para aí aproveitar de algumas das atrações que Madrid tinha para nos oferecer. Partilhamos assim um pequeno resumo das experiências que estes 3 dias nos trouxeram, recordando toda esta viagem já com saudade, alegria e gratidão para quem nos proporcionou esta oportunidade.

No dia 16, quarta-feira dessa última semana de aulas do 2.º período, encontramo-nos todos na escola, junto às nossas paragens de autocarro, para aí embarcarmos juntos nesta viagem. Aqui conhecemos duas pessoas muito importantes nestes dias em Madrid: a nossa Guia Elisabete e o nosso condutor Pedro. Ambos nos acompanharam nesta viagem, sendo a primeira pessoa aquela que tudo nos explicou dos monumentos, museus, etc que vimos na capital espanhola, assim como foi a nossa guia pelas ruas de Madrid e a segunda pessoa, o encarregado por nos levar no grande autocarro de dois andares que nos transportou da nossa Gouveia até Madrid. Encarámos a aventura que nos esperava com grande entusiasmo e companheirismo, seguindo na viagem de cerca de 4 horas que nos esperava.

Começámos a nossa visita por San Lorenzo de El Escorial, um município da província de Madrid com cerca de dezoito mil e duzentos habitantes, local onde se encontra o nosso primeiro local de visita: o Mosteiro do Escorial. Este mosteiro é património Mundial da Unesco, sendo a principal atracão daquela zona. Este mosteiro foi erguido pelo Rei Espanhol Filipe II (Felipe I de Portugal) com o objectivo de comemorar a vitória na Batalha de San Quintín, em 10 de Agosto de 1557, sobre as tropas de Henrique II, rei de França, e ainda aqui guardar os restos mortais de seus pais, Isabel II de Portugal e Carlos I de Espanha. Viria a ser também o seu lugar de residência até à sua morte. Aqui observámos verdadeiras relíquias arquitectónicas, como uma grande biblioteca, uma majestosa Basílica, o Palácio onde viveu e morreu Filipe II e ainda o Panteão dos reis Espanhóis. No fim desta incrível visita, arrancámos, já ao fim da tarde, para Madrid, a cerca de 58 km De San Lorenzo. Uma vez em Madrid, jantámos num restaurante no coração da cidade e, depois de uma pequena volta pelas redondezas de onde nos encontrávamos, fomos para o hotel onde pernoitámos nessa noite e na noite seguinte.

No dia 17, a nossa manhã foi ocupada com um passeio por Madrid, onde vimos edifícios e monumentos como o Senado, um monumento de homenagem a Miguel Cervantes (dos maiores escritores espanhóis, autor de “Dom Quixote”) e o Palácio Real. De tarde visitámos o Museu Nacional de Ciências Naturais, com as suas coleções e sobre animais selvagens, Dinossauros, o próprio homem e a sua evolução assim como rochas e minerais. Antes da visita ao estádio ainda houve tempo para visitar o Museu Rainha Sofia onde podemos contemplar o quadro “Guernica” de Pablo Picasso entre outras obras de arte contemporânea. De seguida seguimos para o estádio Santiago Bernabéu, casa do mítico clube madrileno Real Madrid. Aqui pudemos contemplar um dos maiores estádios do mundo que serve de casa a caras tão bem nossas conhecidas e compatriotas como Pepe e Cristiano Ronaldo, assim como ver todos os troféus ganhos ao longo da história pela equipa de Futebol e de Basquetebol do Real Madrid. Depois de mais um jantar no coração da cidade, seguimos para mais uma noite bem passada no nosso hotel.

No último dia, divertimo-nos à brava no Parque Temático Warner Brothers, onde desfrutámos todo o dias das suas montanhas russas, diversões e espectáculos com muitos sorrisos e experiencias alucinantes para mais tarde recordar, provavelmente, dos dias mais espectaculares de muitos de nós. No fim do dia, seguimos de volta para o nosso país, muito cansados de 3 dias em cheio, bem passados em conjunto, que permitiram fazer novas amizades, fortalecer as já feitas e enriquecer o nosso conhecimento não só cultural como moral e cívico.

Um grande obrigado aos professores da disciplina de Moral que nos proporcionaram esta grande aventura, assim como aos professores acompanhantes, à nossa Guia e ao nosso condutor.

Certamente uma experiência para recordar.

Escrito por: Joana Figueiredo nº12 , 12ºA e Tiago Dias, nº19, 12ºB

madrid-2016-min

laranja Vermelho Azul Verde Roxo