A Península de Peniche é um dos locais mais procurados para o estudo da Geologia. A sua paisagem, composta por uma sucessão de camadas (estratos), é o resultado da transformação de sedimentos ao longo de milhões de anos. O perímetro da península é constituído por rochas sedimentares carbonatadas que materializam um registo contínuo de um período da história da Terra compreendendo grande parte do Jurássico Inferior (Duarte y Soares, 2002). Soma-se a este registo excecional, a alta qualidade dos afloramentos, que exibem grande variedade litológica e paleontológica, bem como de estruturas sedimentares e de processos geológicos diversos, e um enquadramento paisagístico, social e cultural, singulares. |
Ao usar a nossa “Return Box” (caixa para recolher marcadores vazios/velhos), está a ajudar a reduzir o desperdício e tornar a sua Eco-Escola “mais verde”. Esta caixa encontra-se no PBX da Escola Sede. Quando a tinta do marcador acabar, na caixa “Return Box” o pode e deve colocar, para a edding reciclar. |
… podia ser o título de um filme dos estúdios de cinema da Baviera, mas não. Este é o título da história vivida, na Baviera, por oito alunos e três professoras do Agrupamento de Escolas de Gouveia, que aí concretizaram o sonho de viverem uma semana em interação com os seus parceiros alemães, polacos e franceses, numa experiência de cidadania ativa, com vivências familiares e escolares e desafios de competências básicas para os jovens do século XXI, como: falar inglês, orientar-se num aeroporto, utilizar transportes públicos numa grande cidade europeia, andar de bicicleta, utilizar diversos programas de computador, manusear todo um arsenal de objetos para a realização de filmes, fazer trabalhos de stop motion, dar uma entrevista, entre outras. |
No passado dia 12 de abril, todas as turmas de 5.º ano do AEG e a turma do 6.ºE de Vila Nova de Tazem realizaram uma visita de estudo ao Pavilhão da Água e Sea Life, no Porto, integrada na temática abordada em DAC. Há a realçar as experiências efetuadas e as palestras ministradas sobre a importância da água à vida no planeta, bem como a necessidade de a usar de forma consciente, evitando o desperdício. No Sea Life, os alunos puderam aprender mais sobre a biodiversidade marinha e os diferentes habitats. Consideramos que estas vivências contribuíram para a consolidação de conteúdos e possibilitaram momentos de prazerosa aprendizagem. Os professores acompanhantes: Anabela Moura, Emílio Ferreira, Gonçalo Miguel, Graça Diogo, Irene Araújo, João Martins, Maria Fátima Costa e Romana Fonseca |