Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

ERA UMA VEZ, NA BAVIERA, …

BAviera

… podia ser o título de um filme dos estúdios de cinema da Baviera, mas não. Este é o título da história vivida, na Baviera, por oito alunos e três professoras do Agrupamento de Escolas de Gouveia, que aí concretizaram o sonho de viverem uma semana em interação com os seus parceiros alemães, polacos e franceses, numa experiência de cidadania ativa, com vivências familiares e escolares e desafios de competências básicas para os jovens do século XXI, como: falar inglês, orientar-se num aeroporto, utilizar transportes públicos numa grande cidade europeia, andar de bicicleta, utilizar diversos programas de computador, manusear todo um arsenal de objetos para a realização de filmes, fazer trabalhos de stop motion, dar uma entrevista, entre outras.

Tudo começou no dia 7 de abril com a chegada ao aeroporto de Munique, cerca das 14:55, onde fomos recebidos por professores alemães que nos acompanharam de autocarro para Regensburg. Aqui, jantámos com o grande grupo, seguindo-se uma visita noturna, guiada, à cidade medieval de cariz universitário, atravessada pelo rio Danúbio, que nos foi dada a conhecer por um guia carismático completamente apaixonado pela cidade.

No dia seguinte, ainda nesta cidade, participámos num workshop, na Casa da História da Baviera, sobre a monarquia alemã. Depois do almoço, visitámos o Memorial de Walhalla, um espaço sublime de beleza museológica e natural.

Nos dias 9 e 10, já em Kirchheim, trabalhámos, em grupo, na escola alemã e aprendemos a fazer filmes em stop motion, gravação de entrevista e filme. Pelo meio, os professores reuniam e avaliavam o trabalho realizado. A propósito de desinformação e desigualdade de género, sessenta e quatro alunos do ensino secundário destes quatro países da União Europeia empenharam-se num Projeto de filme, que viriam a realizar em conjunto, sob orientação de três formadores alemães.

No dia seguinte, em Munique, visitámos o Centro de Documentação do Nacional Socialismo, exatamente no coração dos edifícios onde Hitler e os seus diretos colaboradores tomaram as más decisões racistas, xenófobas e desumanas que todos conhecemos.

The Holdovers” foi o filme escolhido para vermos, depois do almoço, numa sala de cinema onde o requinte combinava com o conforto. Tendo a escola, os alunos e os professores como protagonistas principais, este filme evidencia a necessidade de atendermos à especificidade de cada aluno e de cada professor e não tratar todos por igual, como por vezes se defende, porque assim não deve ser.

Nos Estúdios de Filmes da Baviera passámos toda a manhã do dia seguinte, com uma visita guiada, repleta de experiência cinematográfica, que culminou num pequeno trailer com alguns atores (alunos e professores) portugueses. Seguiu-se o almoço, em grupo, no restaurante Simplicissimus, a viagem de comboio para Kirchheim e, ao fim da tarde, a Festa de Despedida na escola, com alunos e professores alemães trajando a rigor e, durante a qual, nos presentearem com a sua gastronomia típica.

No sábado, pela manhã, rumámos ao aeroporto de Munique, onde os nossos alunos se despediram das famílias que os acolheram, e apanhámos o avião com destino a Lisboa, onde aterrámos cerca das 14:30. A nossa história estava prestes a terminar, restava-nos o regresso a Gouveia, onde chegámos por volta das 18:30.

Até aqui fica descrita a parte dizível da experiência. Depois, há todo um conjunto de vivências pessoais e coletivas que cada participante guardará para si. Para isso, compilámos um manancial de fotos e vídeos que nos irão ajudar a perpetuar memórias a longo prazo.

Foi mais uma história vivida pelos alunos e professores do Projeto Erasmus do nosso Agrupamento. Fizemos amigos, partilhámos sentimentos e emoções, alargámos os nossos conhecimentos, sentimos, simultaneamente, a nossa pequenez e a nossa grandeza em termos cognitivos. Sentimos orgulho em sermos portugueses. Questionámos, respondemos, interpretámos, inventámos, criámos… enfim, vivemos!

Fica um muito obrigada:

  • Aos Encarregados de Educação, que nos confiaram os seus educandos;
  • À Direção do Agrupamento, na pessoa do Senhor Diretor, pelo apoio permanente que nos manifesta;
  • Aos Assistentes Técnicos do Agrupamento, pela disponibilidade que sempre têm para nós;
  • À Câmara Municipal de Gouveia, que nos facultou o transporte de ida e volta para os aeroportos;
  • Aos colegas alemães, polacos e franceses, pelo companheirismo e hospitalidade, que pensamos ter retribuído de igual modo.

Aqui termina uma saga de quatro anos de trabalho de equipa, intenso, mas gratificante. Dois Projetos Erasmus +. Duas viagens à Polónia, duas à França, duas à Alemanha e dois momentos de acolhimento aos nossos parceiros na nossa cidade.

Não nos contentamos com a dimensão curricular do ensino, embora ela seja fundamental. Avançamos pela área não curricular e aderimos a propostas que vêm do exterior, quando não somos nós próprios a desafiar outras instâncias. No ano letivo que agora caminha para o fim, este Agrupamento criou diversas oportunidades de aprendizagem para alunos e professores, sem nos pouparmos a esforços. Chamamos-lhe Plano Anual de Atividades e o nosso é cada ano mais rico para todos os níveis de ensino.

Ser Professor é isto mesmo - investir nas pessoas, porque é como pessoas que todos queremos e devemos ser tratados e o essencial é, mesmo, ser feliz!

 

As Professoras:

Ana Paula Reis

Mª de Jesus Machado

Rosa Maria Costa

laranja Vermelho Azul Verde Roxo