Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

AEG IRÁ REPRESENTAR O DISTRITO DA GUARDA

 

IMG 3625

Imagem WhatsApp 2024-03-15 às 15.22.13 fe33e273


FANTÁSTICO:

 

Neste ano letivo 2023/2024, o AEG faz o pleno

ao ganhar as duas sessões distritais do

Concurso Parlamento dos Jovens,

Ensinos Básico e Secundário!


 

 

 

No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens (Ensino Básico) – “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola Plural e Participativa”, os alunos Sebastião Nascimento (8.º D), Penélope Loureiro (8.º B), Ema Duarte, Ana Maria Reis e Henrique Amaral (7.º A) participaram, enquanto deputados, na Sessão Distrital que decorreu, no dia 11 de março de 2024, no Pavilhão dos Desportos do Município de Figueira de Castelo Rodrigo. Após um dia inteiro de apresentações, debates, trabalho e defesa de ideias, o AEG ganhou a sessão distrital.

Assim, respeitando os regulamentos, apenas dois dos cinco elementos da equipa do AEG ficaram apurados para ir a Lisboa. O aluno Sebastião Nascimento (porta-voz) e Penélope Loureiro foram eleitos como representantes do distrito da Guarda na sessão nacional do referido projeto.

Também no âmbito do projeto Parlamento dos Jovens (Ensino Secundário) – “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola Plural e Participativa”, os alunos Simão Oliveira (12.º D), Diogo Viana (12.º A), Francisca Lopes (10.º A) e Dinis Monteiro (11.º C) saíram vencedores da sessão distrital que decorreu, a 12 de março de 2024, no IPDJ na Guarda.


 

Após uma jornada intensa durante todo o dia, as quinze escolas do distrito votaram inicialmente o Projeto da Escola Secundária de Seia, ao qual aditaram posteriormente duas medidas, uma delas do Projeto do AEG. Em seguida, noutra votação democrática, os deputados elegeram três escolas que irão representar o distrito na sessão nacional, em Lisboa, a 27 e 28 de maio:

1º - Agrupamento de Escolas de Gouveia;

2º - Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Foz Côa;

3º - Agrupamento de Escolas de Mêda.

Por último, impunha-se encontrar um aluno que reunisse as melhores condições para ser o porta-voz do Projeto do distrito da Guarda. Os votantes elegeram o nosso aluno Simão Oliveira que, assim, viu reconhecido o seu desempenho ao longo do projeto.

No final do dia, competimos ainda no Concurso Euroscola, um espaço de arte e reflexão sobre os valores da Europa.

As nossas alunas Leonor Lourenço (10.º A) e Carolina Borges(11.º C) dançaram ao som do tema “Imagine”, de John Lennon, e de uma mensagem de paz em forma de poema original. Assumiram um dos momentos mais bonitos do dia pela elegância e empenho que colocaram na sua atuação, embora não tenham ganho.

 Foi um dia muito importante para o Agrupamento, pois em quatro grandes desafios vencemos três e isso denota o MÉRITO dos nossos alunos e da nossa Escola.

Obrigada aos colaboradores desta atividade:

Mariana Coito – professora de Dança;

João Martins - professor de Música;

Professores Eduardo Mendonça e Helena Figueiredo – elementos do júri na sessão escolar.

Estamos naturalmente muito orgulhosas por todos eles e queremos aqui felicitá-los por isso.

PARABÉNS pelo vosso empenho, pela vossa alegria ao representarem o AEG. Acreditamos que esta também é seguramente uma forma de festejar ABRIL.

Os Coordenadores: Rosa Maria Costa, Mª de Jesus Machado e Pedro Fidalgo.

 

 img 3618  img 3619 img 3620
 img 3621 IMG 3624  img 3622

 parlamento 1

botao-ver-video

 Imagem WhatsApp 2024-03-15 às 15.22.13 fe33e273

 parlamento 2botao-ver-video

A nossa apresentação

Juntos pela paz

botao-ver-video

 

laranja Vermelho Azul Verde Roxo