Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Projetos com a participação do AEG

concurso-pnl As Escolas Secundária de Gouveia e Básica de Vila Nova Tázem representam o nosso Agrupamento na 2ª Fase do Concurso Nacional de Leitura 2014/2015.

O Concurso Nacional de Leitura é promovido pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares. O Concurso destina-se às escolas das redes, pública e privada do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira que a ele aderirem, através da Inscrição de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Como princípio geral orientador do Concurso está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.


canguru O AEG associa-se ao concurso Canguru Matemático sem fronteiras. Em Portugal a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O Concurso "Canguru Matemático" contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens. O Concurso é para TODOS os alunos! Não existe uma selecção prévia. 

sitestar O AEG associa-se a DECOJOVEM e aposta forte este ano lançando-se no Projeto Sitestar que pretende que os jovens tenham responsabilidade intelectual e legal pelos seus trabalhos, aprendam a respeitar as regras de segurança, privacidade, direitos conexos e propriedade. Para tal a DECO e a DNS juntam-se para distinguir os jovens que desenvolvam websites originais em português e sob o domínio.PT. No âmbito deste concurso foram desafiados 3 alunos dos Cursos Profissionais para desenvolverem uma proposta sob a orientação do Prof. Cristóvão Oliveira – representante da DECOJovem no A.E.G

inova Como os projetos são uma forma de aproximar os alunos a uma realidade que dificilmente pode ser encontrada em ambiente escolar, o AEG associa-se ao projeto INOVA!, sob a orientação da DGESTE. Este projeto é um concurso de ideias dirigido aos jovens, dos 6 aos 25 anos, a frequentar o ensino básico ou o ensino secundário, em escolas públicas ou privadas, ou em centros de formação profissional do território nacional. O INOVA! é um concurso, que visa estimular o empreendedorismo e a cultura empreendedora entre os jovens. Após um dia de formação em Coimbra (onde estiveram presentes o diretor Joaquim Loureiro e os professores Cristóvão Oliveira e Sérgio Pinheiro), e seguindo as diretrizes apreendidas, foram lançados os desafios às turmas dos Cursos Profissionais, sob orientação dos professores Ana Manso, Ana Morgado e Cristóvão Oliveira para a elaboração e organização de ideias das quais as melhores serão submetidas ao preenchimento de formulário de candidatura ao Concurso de Ideias INOVA! 2014/2015.

roboparty2015 Considerando já o AEG um participante experiente das andanças da RoboParty®, o certame de 2015 contará novamente com participantes do agrupamento. Para quem não conhece, este consiste num evento pedagógico que reúne equipas de 4 pessoas, durante 3 dias e duas noites, para ensinar a construir robôs móveis autónomos, de uma forma simples, divertida e com acompanhamento por pessoas qualificadas. Tem os apoios da empresa botnroll.com e da Universidade do Minho. Este ano, em particular, com a colaboração dos professores Sérgio Pinheiro e Cristóvão Oliveira, irão ser enviados 4 equipas, envolvendo 12 alunos e 4 professores, incluindo pela primeira vez alguns alunos do 2º ciclo do ensino básico

tri Lançamento do Concurso (online) de Programação 2015, sob coordenação do Professor Cristóvão Oliveira – http://programming2aegouveia.wordpress.com. A melhor forma de descrever este concurso é através das empresas que aceitaram apoiá-lo. Testemunho: “A empresa botnroll.com/SAR associa-se a esta iniciativa porque reconhece o valor pedagógico que o concurso terá nos participantes”. A empresa Robowork ofereceu aos alunos a oportunidade de um primeiro contacto físico com robôs industriais e aplicações que são realizadas na indústria. Entre os restantes apoios, destaca-se ainda a empresa pplware.com, Lda, que lidera o canal de tecnologia do portal Sapo.

fund-elidio-pinho O projeto apresentado pelos cursos profissionais de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos, Programação e Gestão de Equipamentos Informáticos e Técnico de Multimédia, "Centro Tecnológico do AEG", sob coordenação do Prof. Cristóvão Oliveira, é um dos selecionados pelos júris regionais para a fase de desenvolvimento.

video-fantasma

O CONCURSO “VÍDEOS COM ENERGIA” é um concurso nacional que convida as escolas e comunidade em geral a produzir vídeos originais de sensibilização para um uso eficiente da energia elétrica no setor residencial. Serão aceites a concurso vídeos que abordem o tema da poupança de eletricidade na vertente dos comportamentos de consumo que devem ser praticados no quotidiano e que conduzem a uma redução do consumo de energia elétrica nas habitações nas seguintes áreas: consumos stand-by e off-mode, equipamentos audiovisuais e informáticos; iluminação; eletrodomésticos; climatização e consumo de águas quentes sanitárias.

Duas equipas do curso profissional Técnico de Multimédia estão a concorrer sob a orientação dos professores António Pires e Cristóvão Oliveira.


robotica-2015

O Agrupamento de Escolas de Gouveia estará representado em mais um Festival Nacional de Robótica que tem como principal objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto dos jovens de todos os ciclos, investigadores, professores e do público em geral, através de competições de robôs autónomos. A edição deste ano, o Robótica 2015, irá decorrer de 8 a 12 de abril de 2015 na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real.

 

laranja Vermelho Azul Verde Roxo