Escolas de Gouveia

Museu AEG

logo-mini

Apresentação

Museu do Agrupamento de Escolas de Gouveia, também designado por MAEG, propriedade do Agrupamento de Escolas de Gouveia, AEG, sedeado em Gouveia, nas instalações da Escola Secundária, que o tutela, foi instituído pelo Despacho do Diretor N.º 1/2012, de 12 de Dezembro.

Foi criado com a finalidade de preservar e recuperar a área das Oficinas da antiga Escola Industrial e Comercial de Gouveia, um edifício modelo BAUHAUS, na linha da arquitectura funcionalista adoptado pelo regime do “Estado Novo” a fim de contribuir para a dinamização cultural da comunidade onde se insere e de apoiar pedagogicamente os cursos leccionados no Agrupamento de Escolas.

O Museu do Agrupamento resultou da aplicação de metodologias de intervenção desenvolvidas no âmbito do património e da arqueologia industrial.

Apresenta-se como um museu de ciência e tecnologia - Área profissional e, estatutariamente, através da Deliberação do Conselho Geral de 09 de Julho de 2014 como Instalação Interdepartamental do AEG, em conformidade com o Regulamento Interno do AEG.

O Museu do AEG procura integrar-se na Rede Portuguesa de Museus, enquanto equipamento cultural visa salvaguardar, conservar, investigar e divulgar o património que tem à sua guarda e contribuir para a criação de uma rede de informação têxtil e educacional a nível europeu.


Missão

O Museu do AEG tem por vocação a salvaguarda e a conservação ativa do património ligado ao ensino industrial têxtil, assim como, a investigação e a divulgação quer da tecnologia associada à manufatura e industrialização dos lanifícios quer do contexto territorial e organizacional de uma vasta área que tem por matriz a Serra da Estrela e por centro histórico a cidade de GOUVEIA, tendo em conta as suas dimensões antropológica, económico-social, cultural, político-institucional e ambiental.

Considera-se ainda vocação específica do Centro de Documentação/Arquivo-Histórico a aquisição, conservação, organização e comunicação de documentos com origem em diversas entidades públicas e privadas ligadas ao sector têxtil.


Organigrama

Director

José Delfim de Azevedo Gomes de Oliveira


Conselho Cientifico

José Delfim de Azevedo Gomes de Oliveira
Isabel Maria Ribeiro Saraiva Valente
Elsa Maria Dias Pinto
António Manuel Pires
José Carlos da Conceição Coelho
Rui dos Anjos Domingues Velho
Helena Maria Prata Dias Figueiredo

Assistente Operacional responsável

Maria Helena de Moura Gonçalves Almeida


Visitas

Responsável pelas visitas por Ciclo de ensino/curso

Educação Pré-escolar 1.º e 2.º CEB: Isabel Maria Ribeiro Saraiva Valente

3.º CEB: Elsa Maria Dias Pinto

Ensino Secundário e Cursos Profissionais: António Manuel Pires

Formulário - pedido de visita


Regulamento. ver

laranja Vermelho Azul Verde Roxo