Escolas de Gouveia

 logo-face2  Twitter logo 2012 logo-youtube2 logo-aegradio1
LOGO-MINI logo-eco

logo-eqavet

gap

logo-living

 

 

 

 

 

 


 

Museu AEG

logo-mini

Apresentação

Museu do Agrupamento de Escolas de Gouveia, também designado por MAEG, propriedade do Agrupamento de Escolas de Gouveia, AEG, sedeado em Gouveia, nas instalações da Escola Secundária, que o tutela, foi instituído pelo Despacho do Diretor N.º 1/2012, de 12 de Dezembro.

Foi criado com a finalidade de preservar e recuperar a área das Oficinas da antiga Escola Industrial e Comercial de Gouveia, um edifício modelo BAUHAUS, na linha da arquitectura funcionalista adoptado pelo regime do “Estado Novo” a fim de contribuir para a dinamização cultural da comunidade onde se insere e de apoiar pedagogicamente os cursos leccionados no Agrupamento de Escolas.

O Museu do Agrupamento resultou da aplicação de metodologias de intervenção desenvolvidas no âmbito do património e da arqueologia industrial.

Apresenta-se como um museu de ciência e tecnologia - Área profissional e, estatutariamente, através da Deliberação do Conselho Geral de 09 de Julho de 2014 como Instalação Interdepartamental do AEG, em conformidade com o Regulamento Interno do AEG.

O Museu do AEG procura integrar-se na Rede Portuguesa de Museus, enquanto equipamento cultural visa salvaguardar, conservar, investigar e divulgar o património que tem à sua guarda e contribuir para a criação de uma rede de informação têxtil e educacional a nível europeu.


Missão

O Museu do AEG tem por vocação a salvaguarda e a conservação ativa do património ligado ao ensino industrial têxtil, assim como, a investigação e a divulgação quer da tecnologia associada à manufatura e industrialização dos lanifícios quer do contexto territorial e organizacional de uma vasta área que tem por matriz a Serra da Estrela e por centro histórico a cidade de GOUVEIA, tendo em conta as suas dimensões antropológica, económico-social, cultural, político-institucional e ambiental.

Considera-se ainda vocação específica do Centro de Documentação/Arquivo-Histórico a aquisição, conservação, organização e comunicação de documentos com origem em diversas entidades públicas e privadas ligadas ao sector têxtil.


 

Visitas

Responsável pelas visitas por Ciclo de ensino/curso

Educação Pré-escolar 1.º e 2.º CEB: Isabel Maria Ribeiro Saraiva Valente

3.º CEB: Elsa Maria Dias Pinto

Ensino Secundário e Cursos Profissionais: António Manuel Pires

Formulário - pedido de visita


Regulamento. ver

laranja Vermelho Azul Verde Roxo