“ARBEIT MACHT FREI” (o trabalho liberta) - Esta expressão é conhecida por ter sido colocada nas entradas de vários campos de concentração e extermínio do regime nazi, como Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. A frase traduz o cinismo e a hipocrisia do regime nazi, que pretendia iludir os prisioneiros com uma falsa sensação de segurança e esperança. No entanto, milhares foram escravizados, torturados e executados. Esta instalação foi resultado da reflexão dos alunos dos 7º, 8º e 9º anos sobre este trágico acontecimento da humanidade. Em cada de “Estrela de David” (símbolo utilizado pelos nazis para sinalizar os Judeus) os alunos registaram os seus sentimentos e perceções sobre este acontecimento vergonhoso para a humanidade. Após o visionamento de uma curta-metragem sobre esta temática os discentes revelaram um misto de emoções, analisaram criticamente a situação e tentaram colocar-se no lugar dos judeus e dos próprios nazis. 27 de janeiro, Dia em Memória das Vítimas do Holocausto
Biblioteca Escolar| História| Cidadania E Desenvolvimento
"Caça aos asteroides"! Trata-se de um Projeto de ciência cidadã - International Astronomical Search Collaboration (IASC).
![]() |
No âmbito do Plano Nacional de Leitura – Fase a nível de escola.
Ciente da importância inquestionável da literacia na participação ativa na sociedade, o Agrupamento de Escolas de Gouveia associou-se à iniciativa do Plano Nacional de Leitura em articulação com a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas, Rede das Bibliotecas Escolares e RTP. Neste contexto, a Biblioteca Escolar organizou a fase a nível de escola do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
Ao CNL concorreram 200 alunosdos diferentes níveis de ensino tendo prestado provas escritas baseadas nas obras selecionadas para esta fase do concurso. Os seis finalistas por cada ciclo, apurados nesta fase, irão prestar prova oral no início de fevereiro.
mais informações em http://bibliotecaeg.blogspot.com/
|
Lista de candidatos. VER